Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/09/13 às 20h05 - Atualizado em 24/09/13 às 18h39

Setur promove Brasília em simpósio internacional de Arquitetura e Engenharia

COMPARTILHAR

Os monumentos e estruturas dos palácios, edifícios da Capital Federal que se destacaram na escolha para a realização do 6 º Simpósio Latino-Americano de Tensoestruturas e o Mundial da IASS no próximo ano são apresentados aos participantes do evento.

Com traços urbanísticos únicos e inovadores, e seus mais de 100 quilômetros quadrados tombados como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco, Brasília foi escolhida como sede do 6º Simpósio Latino-Americano de Tensoestruturas e o , que tem como público-alvo arquitetos, engenheiros e profissionais da área.

Nesta segunda-feira (23), começou a edição 2013 do Simpósio, que ocorre na Polônia até o próximo dia 27 e a secretária de Fomentos e Eventos Estratégicos da Secretaria de Turismo, Flávia Malkine, participa do evento promovendo a sede da próxima edição. O tema deste ano é “Além dos Limites do Homem”, que abrange os tópicos Morfologia estrutural e Formação de Estruturas , Modelagem Estrutural e Métodos Computacionais,Processo de Design, Estruturas Shell, Estruturas Metálicas Espaciais ,Estruturas de Madeira ,Tensão e de membrana Estruturas, Torres Updraft refrigeração e Solar, Mastros e Torres, Estruturas históricas, Métodos de construção, Estruturas sustentáveis e de impacto ambiental, Materiais, durabilidade e manutenção e estudos de caso.

O 6º Simpósio Latino-Americano de Tensoestruturas e o Mundial da IASS será realizado entre os dias 15 e 19 de setembro de 2014, que é previsto de ocorrer no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foi convidado para presidir o próximo Simpósio o professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Universidade de São Paulo (USP), Ruy Pauletti.

O destino Brasília está sendo amplamente divulgado pela Setur-DF para profissionais especializados de várias partes do mundo. Para a subsecretária de Fomento a Eventos Estratégicos da Setur-DF, Flávia Malkine, um dos fatores que fez com que a capital fosse escolhida estão os mais de 120 quilômetros quadrados de área tombada, a arquitetura inovadora de Oscar Niemeyer e as tenso-estruturas da capital.

“Realizar um congresso de Tenso-estruturas no Brasil, têm que ser obrigatoriamente em Brasília, devido a seu rico acervo e opções de visitas técnicas aos participantes do Congresso, e o Centro de Convenções é o local ideal, tendo em vista, sua localização estratégica de fácil acesso aos monumentos e edificações.”, disse Flávia.

Ela explica o que pode ser um atrativo para os profissionais da área, “os projetos bem sucedidos e os monumentos em formatos de conchas espaciais têm forte impacto junto aos engenheiros e arquitetos de todo o mundo, que por unanimidade reconhecem o plano urbanístico inovador de Lúcio Costa e os desafiadores monumentos de Oscar Münster.”

De acordo com três arquitetos chineses que visitaram o estande da Setur-DF na Polônia, por conta da distância entre o Brasil e seu país de origem a promoção do destino é importante para que os interessados se organizem e elaborem os trabalhos técnico-científicos para a próxima seleção que o congresso faz antes do evento. Os estrangeiros expressaram grande expectativa em conhecer os edifícios e monumentos ousados que foram projetados por Oscar Niemeyer, além desejar conhecer o país.

Traços que conquistam

A princípio o Simpósio seria realizado em São Paulo, entretanto após uma visita técnica a Brasília, dos membros da IASS – The International Association for Shell and Spation Structures, há cerca de quatro meses, o local foi alterado.

O IASS foi fundado em 1959 e tem como objetivo um intercâmbio de ideias entre os interessados em sistemas estruturais leves, como malha, a tensão de membrana, e as estruturas de fachada.