14/06/18 às 10h08 - Atualizado em 14/06/18 às 11h43

Brasília se destaca em Fórum de Prefeitos

O Fórum de Prefeitos, que faz parte do Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, reuniu nesta quarta-feira (13/6), na Cracóvia, representantes institucionais de destinos criativos para um painel sobre desenvolvimento sustentável e criatividade. Brasília, representada pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, destacou o aspecto arquitetônico da capital, Patrimônio Cultural da Humanidade, de museu a céu aberto.

Estiveram presentes no evento representantes de cidades do México, da Austrália, dos Estados Unidos e do Japão, todas atuantes em uma área criativa da Unesco. Eles apresentaram modelos de sucesso empregados em seu destino de origem, trocaram experiências e compartilharam desafios, centralizando esforços para alcançarem o desenvolvimento urbano sustentável.

“Dentre ações desenvolvidas que vão ao encontro dos objetivos do desenvolvimento sustentável, podemos destacar a universalização da educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, a Estratégia de Saúde da Família, a entrega de escrituras de residências para a população, o fechamento do segundo maior lixão a céu aberto do mundo e as obras de captação de recursos hídricos”, destacou Jaime Recena, secretário de Esporte, Turismo e Lazer.

O Fórum de Prefeitos reúne líderes globais para compartilharem experiências sob o tema “Liderança pela Criatividade”. A programação inclui sessões de recepção e integração dos prefeitos e representantes institucionais presentes, por meio de mesas redondas, para a exposição das ações das cidades participantes. O evento faz parte do Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas, que segue até 15 de junho.