Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/13 às 14h09 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Brasília recebe 2º Seminário Brasil Original

COMPARTILHAR

Evento discute o artesanato e identidade como fator de competitividade

A identidade como fator de competitividade e a iconografia como estratégia de diferenciação e construção de identidade serão os temas abordados durante o 2º Seminário Brasil Original. O evento, uma iniciativa do Sebrae no DF, tem como objetivo reforçar a importância da produção de artesanato com a “cara” da cidade para designers, artistas plásticos e artesãos locais. O seminário será realizado no dia 21 de novembro, no Hotel San Peter.

“Utilizar motivos de Brasília no trabalho dos artesãos pode ser uma forma de atrair a atenção de quem compra o produto. Além de ser uma forma de ressaltar as belezas da capital”, analisa  o

secretário de Turismo em exercício, Geraldo Bentes.

A ação conta com a presença de renomados profissionais como Malba Aguiar, Giulio Vinaccia, Heloísa Crocco, Lídia Goldenstein e Hans Donner. A analista da Unidade de Atendimento Coletivo de Comércio do Sebrae no DF, Mônica Teixeira, lembra que Brasília terá enorme visibilidade no próximo ano e ressalta a relevância do seminário para colocar o artesanato como algo sofisticado, de alta qualidade e que pode ter um design característico da região. “Vamos mostrar que a identidade da cidade pode ser valorizada em diversos produtos”, explica.

Mônica destaca, ainda, que Brasília tem características bastante peculiares e que muitas delas são reconhecidas facilmente. “Quando falamos da capital do País, logo pensamos na Catedral, no Museu Nacional, no Congresso Nacional, entre outros locais. Temos várias possibilidades de pegar essas imagens e aplicá-las de diversas maneiras em vários produtos”, ressalta.

Para a especialista em design Heloísa Crocco, em um momento no qual tudo está globalizado, o grande valor de cada região é mostrar seu patrimônio por meio de produtos, além de sua história e referência. “Cada região tem suas características, seu patrimônio. É importante revelá-las em seu artesanato”, diz. Formada em desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Heloísa se dedicou ao estudo das tramas, texturas e iconografia da arte pré-colombiana. No seminário, ela apresentará a palestra Inovação em Produtos com Identidade.

O Seminário Brasil Original conta ainda com palestras de Malba Aguiar e Giulio Vinaccia (Iconografia do Distrito Federal); da economista e consultora Lídia Goldeinstein (Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento); e do designer austríaco Hans Donner (Inovação e Criatividade).

Serviço

2º Seminário Brasil Original

Data: 21 de novembro.

Local: Hotel San Peter – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 02 – Bloco D

Horário: das 8h30 às 18h.

Inscrições gratuitas: www.df.sebrae.com.br

*Com informações do Sebrae DF