Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/18 às 17h24 - Atualizado em 27/04/18 às 17h25

Brasília recebe 1º Congresso Sul-Americano de Canionismo

COMPARTILHAR

O 1º Congresso Sul-Americano de Canionismo ocorre neste fim de semana com a presença de seis países. Serão cerca de 200 congressistas inscritos que participam de extensa programação, a ser realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante todo o dia. O público vai conhecer, entre outros temas, os maiores destinos turísticos do mundo para a prática da modalidade.

 

Participam representantes das federações de França, Portugal, Equador, Colômbia, Espanha, México e Brasil. A programação inclui também palestras sobre processo geológico e climatologia aplicada ao canionismo; primeira resposta a acidentes com cobras, como tratar possíveis lesões, produções fotográficas e de vídeos, como praticar a modalidade em unidades de conservação e um debate sobre turismo versus esporte.

 

“Essa atividade praticada em várias partes do mundo pode ser inserida tanto no segmento de turismo de aventura como uma modalidade esportiva. Dentro da linha do Plano de Turismo Criativo, Brasília pode ser tornar um destino referência no assunto, já que contamos com tantas cachoeiras e atividades de ecoturismo nas proximidades da nossa cidade”, destaca o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena.

 

Canionismo – Um esporte de aventura, a prática consiste em descidas de cursos de água sem utilização de embarcações, transpondo obstáculos verticais e horizontais. É necessário somente o conhecimento da técnica e equipamentos específicos. No Brasil, a modalidade é praticada em locais como a Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada Diamantina (BA), Serra da Canastra (MG) e Bordas do Planalto Central (DF e GO).