Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/13 às 20h02 - Atualizado em 23/09/13 às 13h46

Brasília nas lentes do Instagram

COMPARTILHAR

Usuários de diversas regiões do país da famosa rede de compartilhamento de fotos se encontram em Brasília este fim de semana para retratar as belezas da Capital Federal

Mais de 70 Instagramers, como são conhecidos os usuários de uma das maiores redes sociais do momento, participam neste sábado (21), a partir das 13 horas, do city tour do Encontrão do Instragram, em Brasília. Com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), os usuários da rede social vão realizar um city tour pelos pontos turísticos e compartilhar na internet suas impressões sobre Brasília.

Eles pretendem retratar e divulgar no Instagram as belezas de Brasília. A visita, prevista para ocorrer entre 13h às 18h, engloba desde o Memorial JK, Santuário Dom Bosco, Museu Nacional, Catedral de Brasília, Praça dos Três Poderes e demais locais da cidade. O encontro do grupo ocorre em Brasília entre os dias 20 a 22 deste mês.

Para acompanhar o trajeto do grupo, basta procurar na rede no dia do passeio as hashtags (sinal gráfico usado para marcar no Instagram) #vemviverbrasilia, #igersbsb ou #encontraobrasilia.

A coordenadora do evento, Patrícia Patriota acredita que o Encontrão Brasília será a continuidade que fizeram no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho. “Esperamos que todos aproveitem o máximo desse Encontro, que sem dúvida será bem divulgado pelos participantes nas redes sociais, mostrando as belezas da Capital Federal.”

Para Patrícia, a capital foi eleita pelo grupo como alvo até mesmo para desmitifica a ideia associada que Brasília é apenas o centro do poder, mas que tem mais a oferecer a um olhar fotográfico. “Eu moro aqui, mas há membros no grupo de outros estados que escolheram como prioridade a cidade, particularmente por sua arquitetura e o céu que é fantástico.”

O secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves acredita que a ação pretende interagir com o público e também despertar o interesse por retratar Brasília, a partir dos novos ângulos. “Espero que essas pessoas que virão de todo canto do país possam de fato viver Brasília, desfrutar e ter experiências únicas e pessoais fotografando a nossa Capital Federal sobre seus pontos de vista”, disse.

Para Neves, os instagramers lançaram um novo olhar sobre Brasília. “Eles poderão ver a magnitude do traçado inconfundível da forma em avião projetado por Lúcio Costa da cidade, dos prédios de Oscar Niemeyer, da obra inconfundível espalhada pela cidade de Athos Bulcão e demais pontos de lembrança e memória da história do país e da cidade”, explicou.

Instagram

O Instagram, aplicativo gratuito para celulares e tables, possibilita que pessoas coloquem filtros de cores e contrastes às fotos e as compartilhem em redes sociais. Assim, antes as fotos de celulares e dispositivos portáteis que ficavam borradas, escuras ou granuladas com o uso dos filtros do Instagram ganharam uma inovação em qualidade de imagem.

De acordo com o blog oficial do Instagram link http://blog.instagram.com/, a rede social alcançou no início deste mês 150 milhões de usuários ativos.

Comprado pela rede social Facebook em maio deste ano, a rede cada dia mais ganha adeptos brasileiros para compartilhar fotos.

O Instagram foi lançado em outubro de 2010, pelo brasileiro Mike Krieger e Kevin Systrom. No início era apenas aberto para usuários de aparelhos da Apple, com o passar do tempo o aplicativo foi disponibilizado para outros aparelhos e sistemas operacionais.

Em 2011, foi eleito ” o aplicativo do ano para iPhones” , em sua App Store, local em que aplicativos para celulares e dispositivos móveis podem ser baixados.

Acompanhe o roteiro do city tour previsto para o grupo

13h- Mercado 153, Brasília Shopping

13h15- Memorial JK – visita externa (parada de 10')

13h40- Quartel General do Exército Militar

14h- Santuário Dom Bosco

14h30- Unidade Vizinhança – Rua da Igrejinha

15h- Museu Nacional

15h30- Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

16h- Praça dos Três Poderes

16h30- Palácio da Alvorada

16h40- Royal Tulip ( para os que irão realizar o passeio de barco)

16h50- Ponte JK

17h15- Ermida Dom Bosco

18h- Pontão do Lago Sul