Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/13 às 19h07 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Brasília fará parte do maior evento de animação simultâneo no país

COMPARTILHAR

Dia Internacional da Animação será comemorado em 230 cidades brasileiras e mais de 30 países

Uma programação especial, que começa nesta sexta-feira (25), marcará as comemorações do Dia Internacional da Animação, celebrado em 28 de outubro, dia em que, às 19h30, haverá exibições simultâneas e gratuitas de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais em mais de 230 cidades do Brasil. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Em Brasília, além da mostra de filmes, um seminário entre os dias 25 a 27 de outubro, das 14h30 às 18h30, no auditório da Biblioteca Nacional dará início às atividades comemorativas do DIA, com debates, palestras e exibição do documentário inédito em Brasília “Luz, Anima, Ação”, sobre a história da animação no Brasil.

A partir do dia 28 até o dia 31 começa o evento principal, com as mostras de filmes, no CineBrasília (EQS 106/107), das 09h30min às 21h30min. Dentre as atrações, estão a Mostra Candanga, com curtas-metragens de animação produzidos em Brasília e região.

Dia Internacional da Animação

Este é o maior evento simultâneo do gênero no país e está em sua 10ª edição. Ele tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

O evento também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.

Em 2013 foram inscritos 115 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro. O DIA faz um panorama da animação brasileira. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, sessões especiais para pessoas com deficiência auditiva, visual e também oficinas, debates, palestras e exposições. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada a vários países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International Animation Day.

Confira a programação completa no site http://diabsb.blogspot.com.br/p/programacao.html