6/05/21 às 15h36 - Atualizado em 6/05/21 às 15h39

Brasília entra no calendário permanente de feiras internacionais

Atrativos da cidade serão expostos em cinco feiras no exterior até o final de 2021, graças a um compromisso firmado entre Setur-DF e Embratur para estruturar, qualificar e promocionar a capital  federal

Mais uma medida foi anunciada para alavancar Brasília como destino internacional. A capital passa a integrar o rol de cidades brasileiras incluídas em todas as ações de promoção desenvolvidas pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O compromisso foi firmado, na última quarta-feira (5/5), durante reunião que contou com a presença do diretor-presidente da Embratur, Carlos Brito, e a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça. A partir de julho, a Embratur atuará no circuito internacional e estará presente em cinco feiras internacionais até o final de 2021.

A inclusão de Brasília é resultado de um trabalho integrado, entre Setur-DF e Embratur, voltado para a estruturação, qualificação e promoção da maior capital de um país que, entre os países da América do Sul, possui um vasto potencial turístico cívico, cultural, arquitetônico, ecológico, náutico, rural, dentre outros segmentos.

Durante o anúncio da medida, a secretária de Turismo Vanessa Mendonça, destacou que o Governo do DF está trabalhando, diuturnamente, e de forma integrada, para trazer o desenvolvimento do turismo para o dia a dia de Brasília, ressignificando a capital em todos os setores. A Setur-DF tem lançado ações transparentes para apoiar empresários e profissionais do turismo como é o caso do programa itinerante Turismo em Ação e as inaugurações de Centros de Atendimentos ao Turista (CAT) em cada região administrativa.

“Essas iniciativas mostram a capacidade de retomada do setor e o nosso compromisso com a cadeia produtiva que mais gera emprego em todo país, a partir de um novo olhar do turismo de Brasília. Com o apoio imprescindível da Embratur, conseguiremos mostrar ainda mais todos os encantos e atrativos que temos, aqui, para brasileiros e estrangeiros. Há mais de 10 anos, Brasília não participava de feiras internacionais e voltamos a ter esse reconhecimento na atual gestão”, comemorou Vanessa Mendonça.

Na avaliação do diretor-presidente da Embratur, Carlos Brito, o modelo de gestão integrada entre as cidades prioritárias para a Agência deve mudar a percepção de quem visita internamente o Brasil, além de atrair mais visitantes de outros países. “É muito importante colocar Brasília no lugar onde ela merece estar como destino turístico. Hoje, reforçamos o apoio e o trabalho que a Embratur vem fazendo por Brasília: um destino incrível e que precisa ser colocado na prateleira dos principais do país”, destacou Carlos Brito.

“Num momento tão difícil que o Brasil e o mundo têm passado, nosso dever é apoiar todo o trade para que possamos amenizar a situação atual e recuperar o nosso turismo, gerando emprego e renda. A Secretaria de Turismo pode contar conosco. Brasília estará em todas as nossas feiras nacionais e internacionais. Vamos lutar para que a Embratur continue atuando em prol do desenvolvimento do Brasil, pois precisamos, cada vez mais, valorizar o nosso turismo interno”, ressaltou.

Calendário internacional

A expectativa é que os atrativos do Brasil, incluindo os da capital federal, sejam expostos em eventos promovidos na China, Estados Unidos, Argentina, Reino Unido e Espanha ainda neste ano. A idéia é manter o mesmo ritmo de 2020, quando a Embratur participou de quatro feiras de turismo no Brasil: Festuris, São Paulo Boat Show, Visit Pernambuco Travel Show e Festival das Cataratas. Antes do início da pandemia, a Agência já esteve presente em seis feiras internacionais realizadas na Holanda, Espanha, Estados Unidos e Itália.

Menção Honrosa

Na ocasião, o diretor-presidente Carlos Brito foi homenageado com Menção Honrosa no Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo. A medalha, inspirada na obra do artista Athos Bulcão, foi entregue pela secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

“Em nome do Governador e das 22 entidades do Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal, entrego o troféu de profissional de destaque do ano por todo o trabalho desempenhado como presidente da Embratur. Uma homenagem mais que merecida pelo apoio dado à Brasília e por todas as ações que levaram a nossa capital a ter a oportunidade de atuar junto com a Agência, como verdadeiros parceiros”, explicou Vanessa Mendonça.

O primeiro Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo é uma ação inédita da Setur-DF, em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac e Fundação Athos Bulcão, com objetivo de homenagear profissionais e iniciativas que, nos últimos 24 meses, vem contribuindo para a consolidação da capital federal como destino turístico. Além das 23 categorias premiadas, entre iniciativas e profissionais, a premiação também reconhece com a Menção Honrosa personalidades que vem contribuindo, significativamente, pela cidade.