Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/05/13 às 21h35 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Brasília encanta norte-americanos na cidade de Nova Iorque

COMPARTILHAR

Secretaria lança exposição que ficará até o final de junho na famosa cidade norte-americana

Brasília foi a estrela da noite desta segunda-feira (13) em Nova Iorque. Mais de 50 pessoas compareceram a um coquetel intimista na agência do Banco do Brasil na famosa ilha de Manhattan para o lançamento da exposição Brasília Vista do Céu, promovida pela secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Banco do Brasil.

“Os Estados Unidos é um dos grandes mercados emissores de turistas para o Brasil e com essa mostra queremos atrair uma parcela cada vez maior desses visitantes fortalecendo o nosso trade e e ajudando no desenvolvimento economico do Distrito Federal. Na exposição as pessoas poderão descobrir a capital brasileira de um ângulo diferente e, pelo que já podemos sentir no lançamento, elas ficam encantadas com as imagens expostas”, disse Janaína Vieira subsecretária de marketing e eventos da Setur-DF.

A mostra traz 20 imagens registradas pelo fotógrafo Bento Viana que fazem parte do livro com o mesmo nome da exposição. Nela os principais pontos da cidade são apresentados em cinco categorias: cidade verde, cidade designin, cidade poderes, cidade vida e cidade templos. São parques, monumentos, detalhes de prédios, do Lago Paranoá e da rotina do brasiliense, com legendas em inglês. Além disso dois painéis da agência têm outras imagens da publicação projetadas durante todo o dia. Esculturas do Congresso Nacional, da Torre de TV, do Memorial JK e azuleijos de Athos Bulcão complementam a exposição. Tudo isso para encantar e atrair cada vez mais visitantes para a capital brasileira.

Irma Linares, da Eastern World Travel, não conhece Brasília e ficou impressionada com o pouco que pode ver. “É uma exposição maravilhosa e interessante. A qualidade das imagens é incrível e chamam a atenção. Dá vontade de conhecer os edifícios, as largas avenidas, nas quais as pessoas praticam esportes. As fotos nos deixam com a sensação de que esta é uma cidade incrível”, disse a agente de viagens que foi sorteada para ganhar o livro com as fotos da mostra.

O webdevelopment novaiorquino, Jason Osman, já conhecia Brasília e acredita que a exposição despertará o interesse de mais pessoas pela cidade. “As pessoas que ainda não conhecem a cidade vão poder ver as fotos e descobrir como ela é absolutamente linda. É uma cidade cheia de coisas únicas, a arquitetura, as construções, as igrejas, os museus”, disse ele.

O local da exposição está em um setor privilegiado de Nova Iorque, em frente ao Bryant Park e entre a Quinta e a Sexta Avenida, famosos pontos turísticos norte-americanos que servem como cenário para filmes e séries tradicionais dos Estados Unidos da América.

Mauricio Fernandes, gerente do Banco do Brasil acredita que os 45 dias em que as fotos ficarão expostas será um grande sucesso. “O Brasil está muito em moda. O americano tem verdadeira paixão pelo nosso país, principalmente agora na eminência de recebermos a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Para o Banco do Brasil é uma satisfação receber essa exposição, não somente porque divulga o Brasil, mas especialmente por ser Brasília, que é uma das cidades mais bonitas que nós temos, uma cidade planejada. Eu tenho certeza que essa exposição aqui, em um espaco nobre de Nova Iorque, sem duvida vai ser o maior sucesso”, acredita.

Quem já está acostumado a promover o Brasil, como o coordenador do Brazilian Day, Edilberto Mendes, também acredita que a exposição irá encantar os norte-americanos. “Brasília é uma novidade para todos, por ser a capital do Brasil, por ser uma cidade moderna, então tudo que vier de Brasília, principalmente em Nova Iorque chama a atenção. As fotos são maravilhosas. Brasilia é uma cidade muito linda, que me deixou apaixonado por ser uma cidade extremamente diferente do que a gente conhece”, disse.

Mercado Americano

Os Estados Unidos está na lista dos mercados prioritários para a promoção turística do Brasil. Os norte-americanos estão no segundo lugar da lista dos que mais visitam destinos brasileiros, ficando atrás apenas dos argentinos. Só no ano passado, o país recebeu 586.463 turistas vindos de lá.

Para potencializar e conquistar uma parcela cada vez maior desses visitantes a secretaria de Turismo do DF já participou de outras duas ações promocionais em Nova Iorque.

No ano passado, o órgão participou da exposição “Centro-Oeste: Modernidade e Tradição”, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). O trabalho foi realizado em parceria com o município de Pirenópolis, com ênfase nos roteiros integrados. Na ocasião, o local anfitrião recebia também a Assembleia Geral da ONU, quando representantes de mais de 190 países estavam reunidos no lugar.

No dia 9 de maio, a Setur-DF também foi uma das participantes do evento “Goal to Brasil” em Nova Iorque, realizado pela Embratur para finalizar a série de divulgação das cidades-sede da Copa do Mundo no exterior. Neste evento diversos operadora e agentes de viagens demonstraram interesse pelo destino Brasília, que possui dois voos diretos para esse país, um para Miami e outro para Atlanta.