29/11/13 às 20h09 - Atualizado em 29/11/13 às 20h23

Brasília celebra o Ano Internacional da Cooperação da Água

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha vai se transformar em palco de ações direcionadas para a sustentabilidade e o meio ambiente, de sexta (29) a 1º de dezembro, no espaço Arena Lounge, com entrada franca. Esta é a edição 2013 do Festival das Águas, a ação celebra o Ano Internacional da Cooperação da Água.

As bandas Maskavo, CPM 22, Ponto de Equilíbrio e Cidade Negra são algumas entre as 20 atrações internacionais e nacionais que se apresentam no Festival das Águas 2013. ” O Governo Federal e o Governo do Distrito Federal mostram cada dia mais a importância da sustentabilidade. Ontem (quinta-feira), por exemplo, o nosso Parque Nacional de Brasília recebeu recurso de R$2 milhões para ampliação do espaço para visitantes e moradores da cidade”, destacou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

Dos projetos de música eletrônica, vão se apresentar Temprano, Play On e 5uinto. Estes últimos animarão o público no EcoLounge. Os shows começam a partir das 19 horas.

Conscientização – Na abertura do Festival das Águas, três mil alunos da rede pública de ensino vão visitar o Arena Lounge, novo espaço de entretenimento montado entre os portões 14 e 17 do Mané Garrincha. Lá, eles participarão de palestras e oficinas de sensibilização ambiental, promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Além disso, os estudantes vão assistir a vídeos socioeducativos, entre eles os Defensores do Planeta (Serviço de Limpeza Urbana – SLU), Lobo-Guará (Polícia Militar) e Teatro da Dengue (Secretaria de Saúde). O público terá acesso também a oficinas de reciclagem e de “pegadas do cerrado”, trilha sensitiva e biblioteca solidária, idealizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

Crianças e esporte – Os visitantes ainda poderão visitar a Feira de Oportunidades Ambientais, Emprego e Renda, com mais de 70 expositores, o Bazar do Desapego, onde cerca de 120 expositores farão um grande brechó a céu aberto, e também a Feira Alternativa de Artesanato, com 145 artesãos da cidade.

O público infantil também vai ter lugar garantido no Festival das Águas. A organização a maior EcoBriquetoteca já montada na capital federal. Nela, os pequenos poderão interagir em diversas oficinas de artesanato, pintura e material reciclável. Em toda a estrutura, quem quiser praticar exercícios vai ficar à vontade. Parkour, slackline e um amplo circuito de skate serão montados mas marquises do estádio Mané Garrincha.

Sexta | 29/11

Di Boresti