Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/13 às 17h06 - Atualizado em 26/08/13 às 17h28

Bisneto de Niemeyer recepciona arquitetos peruanos em Brasília

COMPARTILHAR

Grupo esteve em Brasília para conhecer as obras de Oscar Niemeyer

Cerca de 30 profissionais do Colégio de Arquitetos do Peru, entidade equivalente ao Instituto Brasileiro de Arquitetos do Brasil (IAB), estiveram em Brasília, na última semana, para conhecer de perto as curvas desenhadas por Oscar Niemeyer. Durante o passeio, foram surpreendidos com a presença do bisneto do arquiteto, Paulo Sérgio Niemeyer.

“Para meu avô, esse contato era primordial Quero dar continuidade a isso. Eu me sinto privilegiado e completo por ter Oscar como avô. É legal poder partilhar isso”, disse Paulo, que também segue a profissão do avô.

O encontro foi organizado pela empresa R2R Turismo que, com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), levou o grupo aos principais monumentos desenhados por Niemeyer, tais como a Catedral Metropolitana de Brasília, Memorial JK, Memorial dos Povos Indígenas, Complexo Cultural da República e o mais recente, Torre de TV Digital.

Cada ponto teve uma explicação detalhada de Paulo Niemeyer e a aprovação dos arquitetos convidados. “Ele pensa também na integração com as pessoas, com o espaço em volta. Tudo tem um significado”, disse a diretora do Colégio Martha Gomez.

A experiência será compartilhada no país de origem dos arquitetos. O Colégio irá promover palestras a fim de difundir o conhecimento dos participantes com aqueles que não tiveram a oportunidade de comparecer a Brasília, tendo em vista que, segundo a diretora, as inscrições para a viagem se encerraram em apenas um dia.

“Nós temos o dever de aprender a difundir o conhecimento daqueles que ficaram no Peru”, disse.

Os peruanos embarcam de volta ao país ainda hoje (27). A viagem começou na sexta-feira (23) passada, quando foram recebidos no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, pelo secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

“Brasília é única e sua história e concepção chamam atenção no mundo. Temos recebido constantemente grupos de estudantes, profissionais e acadêmicos interessados em conhecer de perto a concretização da epopeia brasileira de construir uma nova capital no meio do país. Eles divulgam nossa cidade e despertam interesse de outras pessoas no turismo arquitetônico diferenciado que possuímos”, disse Neves na ocasião.

Antes de partir para as visitas in loco, o grupo recebeu explicações do arquiteto e urbanista Moraes de Castro sobre a concepção da cidade e o Entorno.