Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/19 às 15h19 - Atualizado em 1/02/19 às 18h11

Turismo de Brasília recepciona parlamentares para a posse

COMPARTILHAR

Divulgação

 

“Uma nova Brasília recebe um novo Brasil”. Este é o slogan de uma ação que será lançada pela Secretaria do Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) durante a recepção dos novos deputados e senadores, que começam a chegar com parentes à capital e tomarão posse em 1º de fevereiro. O objetivo é divulgar uma nova forma de acolher visitantes, que envolverá ações desde o pouso em solo brasiliense até a chegada ao hotel, passando pelas ruas da cidade. O ponto alto ocorrerá no domingo (03): a solenidade de Troca da Bandeira, na Praça dos Três Poderes.

 

O trabalho envolverá uma decoração especial do Aeroporto, onde os turistas vão ser atendidos ainda no desembarque. No trajeto para os hotéis e também nos próprios estabelecimentos, os visitantes poderão conferir fotos de inúmeros pontos turísticos, a partir exibição em mobiliário urbano e mídia out of home – comunicação dirigida ao consumidor fora de casa. “A ação se desdobra com belas imagens, para mostrar o que Brasília é por meio dos seus pontos turísticos”, explica a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

 

Desde a redemocratização, em 1985, o Congresso Nacional passa pela sua maior renovação. Dos 594 parlamentares, 289 (48%) são novatos. A secretária considera a ocasião uma oportunidade ímpar de promover a grande variedade de atrativos locais. “Queremos apresentar uma nova Brasília para um novo Brasil. A cidade é reconhecida como um dos destinos turísticos mais belos do mundo. Brasília está pronta para ser explorada e vivenciada. Ela oferece oportunidades para as pessoas serem felizes e adquirirem experiências inesquecíveis”, ressalta.

 

Juntos, os parlamentares que tomarão posse poderão convidar até 4,5 mil pessoas. Além dos que vão ter a honra de acompanhar a solenidade dentro do Congresso Nacional, a expectativa é que outros familiares, amigos e correligionários venham à cidade prestigiar a ocasião. “Muitos dos que virão acompanhar esse momento conhecem Brasília pela televisão, fotos e cinema. Pensam na cidade apenas como o centro do poder. Vamos mudar essa visão e mostrar a diversidade de turismo que temos”, comenta Vanessa.

 

Parcerias – A Setur também negociou com a Secretaria de Juventude a disponibilização de 30 “Jovens Candangos”, que irão trabalhar na recepção dos turistas e parlamentares. “Esse contato com os visitantes para promoção do turismo é muito importante para a formação desses jovens. Eles podem despertar o interesse pelo assunto e descobrir que querem trabalhar com alguma atividade ligada a esse segmento da economia”, enfatiza o secretário de Juventude, Léo Bijos. Os jovens serão capacitados sobre como receber os visitantes, com a supervisão de guias de turismo cadastrados. O treinamento ficará a cargo da vice-presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF, Maria José Carvalho, e do departamento de qualificação da Setur.

 

Outro parceiro da ação é a Inframerica, responsável pelo aeroporto de Brasília. A empresa cedeu os espaços e deu apoio para a realização da ação. “O aeroporto é a porta de entrada da capital federal e por onde passam diversos turistas. Nós apoiamos iniciativas que apresentem Brasília como opção turística. Temos total interesse em ajudar a incrementar o turismo na região. Somos o terceiro maior aeroporto do Brasil e temos infraestrutura para receber passageiros dos mais diversos perfis”, enfatiza Jorge Arruda, diretor-presidente da Inframerica.

 

“É um evento importante, vamos mostrar o que a nossa cidade tem de bonito e o potencial turístico da capital do país. Brasília é um museu a céu aberto e já passou da hora disso ser explorado. O turismo representa uma pequena fatia da economia local, mas temos um grande potencial. Estimular o setor significa movimentar a economia, gerando emprego e renda”, enfatiza o deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC).

 

A secretária Vanessa Mendonça adianta que uma das características da sua gestão à frente da pasta será a busca de parcerias para a divulgação dos inúmeras atividades de turismo que Brasília oferece. “O turismo gera empregos e milhares de empresas se beneficiam dessa atividade econômica em Brasília. As parcerias beneficiam a todos. Quando alavancamos o turismo, aquecemos a economia”, ressalta Vanessa.

 

Troca da Bandeira – A Secretaria de Turismo também organiza, juntamente com o Ministério da Defesa, a solenidade de Troca de Bandeira, que ocorre nos primeiros domingos de cada mês. A próxima substituição está marcada para o dia 3 de fevereiro, e será uma oportunidade de os novos parlamentares participarem da primeira solenidade cívica após a posse.

 

Curiosidades:

O monumento na Praça dos Três Poderes, com um mastro de 100 metros de altura, consta do Guiness Book como a maior bandeira hasteada do mundo. O símbolo possui 20 metros de largura por 14 metros de altura e pesa 40 quilos.