Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/09/13 às 17h58 - Atualizado em 24/09/13 às 18h23

Audiência Pública debate criação de Parque Ecológico em Itapoã

COMPARTILHAR

Secretário de Turismo participou da reunião que reuniu representantes de diversos órgão do GDF

Nesta segunda-feira (23) a Câmara Legislativa realizou uma audiência pública para discutir a criação do Parque Ecológico do Itapoã, XXVIII Região Administrativa do Distrito Federal. A convite do deputado Wasny de Roure (PT), que teve a iniciativa de promover o evento, o secretário de Turismo, Luís Otávio Neves, junto com outros representantes do GDF participou do debate que ocorreu na quadra coberta da cidade.

Alunos e professores do CEF Zilda Arns participaram da audiência que expôs as necessidades da comunidade e os benefícios que a criação do parque trará para a região. A área que está em estudo para a instalação do parque fica entre as cidades de Itapoã e Paranoá e já é utilizada pelos moradores mesmo com a pouca infraestrutura.

“É um local muito procurado pela comunidade, sobretudo por alunos de escolas da região, que lá fazem pesquisas, observação da natureza e outras atividades. A região oferece, ainda, oportunidades para a prática de esportes e lazer, como trilhas na mata”, observa Wasny.

Em sua fala, Neves lembrou que os parques podem sempre virar atrativos turísticos que podem movimentar a economia local, mas principalmente melhoram a qualidade de vida da região. “Itapoã merece um espaço ecológico como o parque que está sendo proposto. No turismo costumamos dizer que uma cidade boa para o turista é uma cidade sobre tudo boa para o morador. E isso que devemos nos preocupar agora, trazer qualidade de vida para todos os moradores da RA”, disse.

Representando a secretaria de Meio-Ambiente, Carlos Eduardo Valadares, subsecretário de Sustentabilidade Socioambiental, lembrou que em 2011 o governador Agnelo Queiroz assinou o decreto que criou o “Brasília Cidade Parque”, programa da Secretaria de Meio Ambiente que visa implementar 71 parques ecológicos e 22 unidades de conservação do DF de forma sustentável e com o apoio de instituições públicas e privadas.

Segundo ele, a ideia da criação do Parque Ecológico de Itapoã congrega com o programa e tem todo o apoio da secretaria para ser estruturado.