Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/20 às 18h08 - Atualizado em 11/06/20 às 18h09

Artesanato carrega o DNA de Brasília e é o presente ideal para o Dia dos Namorados

COMPARTILHAR

Setur-DF promove o trabalho manual da cidade em lojas no Pátio Brasil e Alameda Shopping e ainda conta com um aplicativo para compras virtuais

 

 

A produção artesanal está presente em todo o território nacional e é reconhecida como uma expressão importante da identidade local e da diversidade cultural brasileira. O Dia dos Namorados, comemorado nesta sexta-feira (12), está chegando e presentear com produtos de artesãos, que se destacam pela criatividade e diversidade, é a melhor pedida para celebrar a data com autenticidade.

 

As artes manuais sempre foram uma pauta prioritária para a Secretaria de Turismo do DF. Desde o início da gestão, em 2019, os artesãos ganharam espaço em todos os eventos criados ou apoiados pela Setur. No Distrito Federal, os artesãos têm um lugar garantido para expor o seu trabalho: a loja Artesanato de Brasília – localizada no Pátio Brasil (Asa Sul) e Alameda Shopping (Taguatinga).

 

Os espaços fomentam a economia criativa e dão visibilidade ao trabalho de artesãos da cidade. Brasilienses e visitantes podem encontrar de acessórios a itens de decoração, entre outros objetos. São expostos colchas em patchwork, almofadas, os biquínis da moda confeccionados em tricô, joias, objetos de decoração, roupas e brinquedos para crianças, entre outros produtos.

 

As lojas retomaram as atividades com a reabertura dos shoppings e seguem todos os protocolos de segurança, porque cuidar da saúde de colaboradores e clientes é fator primordial neste momento. Os espaços funcionam com horário reduzido e foram montadas duas escalas de trabalho para os artesãos, que precisam fazer o teste para o coronavírus a cada quinze dias, oferecido gratuitamente pelo GDF em parceria com a Fecomércio-DF.

 

“A Setur sempre teve como meta apoiar e dar visibilidade para o belíssimo artesanato da nossa cidade. E essa data comemorativa é uma oportunidade para a população prestigiar o trabalho dos artesãos do DF e se encantar ainda mais pelos trabalhos manuais. Vamos continuar prestando o apoio necessário para que continuem sendo parte importante da cadeia turística do DF”, destacou a secretária do Turismo, Vanessa Mendonça.

 

Para quem não quiser sair de casa, não tem problema. Em abril, a Setur-DF lançou o Artesanato Virtual de Brasília para incentivar as vendas e que a população compre e apoie os pequenos produtores da cidade. Hoje, a loja já conta com 300 cadastros e uma infinidade de produtos expostos.

 

A Square City é uma plataforma colaborativa para conectar o turista com a cidade e proporcionar novas experiências de venda para todo o comércio local. A loja virtual é acessada pelo link próprio, divulgado de forma colaborativa, por cada marca e também de forma direta à todo o aplicativo www.squarecity.app.

 

Onde encontrar:

 

Lojas do Artesanato de Brasília

Pátio Brasil (Setor Comercial Sul Q. 6 BL A – Asa Sul)

Alameda Shopping (St. B Sul CSB 2 – Taguatinga)

 

Artesanato Virtual de Brasília

www.squarecity.app