Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/14 às 21h07 - Atualizado em 6/05/14 às 21h13

Artesanato brasiliense ganha destaque durante a Copa do Mundo

COMPARTILHAR

Showroom Brasil Original está montado pelo Sebrae no Parkshopping para apresentar aos turistas nacionais e estrangeiros criações de artesãos do Distrito Federal

Mais uma vez Brasília sai na frente e é a primeira cidade que já está com o showroom Brasil Original funcionando. Desde o dia 1º de maio, cerca de 110 artesãos ganharam espaço na área central do ParkShopping e poderão expor e comercializar seus produtos até o dia 30 de junho. A ação faz parte do projeto concebido pelo Sebrae para aproveitar o momento da Copa do Mundo e estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro por meio da inovação, competitividade e acesso a mercados.

“Nossa ideia é aproveitar os grandes eventos para reposicionar o artesanato no mercado. Queremos ter como legado da Copa do Mundo uma nova visão das pessoas em relação ao artesanato, que é uma expressão artística de cada região. Com esses showrooms esperamos ter uma aproximação maior com o consumidor, para que ele conheça o produto e seja despertado o desejo de consumir esse artesanato que é de alta qualidade”, explica Juarez de Paula, gerente de Comércios e Serviços do Sebrae Nacional.

Assim como aconteceu na Copa das Confederações, em 2013, o Sebrae vai montar, em 9 das 12 cidades-sede, showrooms para incentivar o desenvolvimento desse mercado e mostrar aos turistas a qualidade do artesanato brasileiro. Os espaços serão montados em shoppings de grande circulação nos quais o público poderá conhecer a beleza nacional e levar para casa peças do artesanato feito no país.

“Nos orgulha saber que somos a primeira cidade a colocar essa loja em funcionamento. Esse trabalho do Sebrae é fundamental pata fortalecer nossa produção associada ao turismo e é uma satisfação perceber que nossos micro e pequenos empresários estão acreditando neste grande evento que é a Copa do Mundo como palco para divulgação de seu trabalho, que no caso dos artesãos, são verdadeiras obras de arte”, disse o secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Neves.

Os showrooms deverão funcionar por pelo menos 30 dias, mas Brasília também inovou e abrirá sua loja, montada no ParkShopping, por 60 dias, funcionando até 30 de junho e atraindo o público que vier assistir aos jogos do mundial. Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae-DF, explica que a ampliação da ação na capital do país é o reconhecimento do resultado de um intenso trabalho de capacitação dos artesãos.

“Temos um trabalho de 3 anos com os micro e pequenos empresários de capacitação, consultoria, pesquisa iconográfica. Foram 112 mil atendimentos focado nesses profissionais. Agora queremos dar o máximo de visibilidade que eles possam ter para aproveitar esse novo momento que acreditamos que o Distrito Federal vai entrar com os grandes eventos”, disse Oliveira.

Secretário de Turismo visita Brasil OriginalNas peças expostas e comercializadas na Praça Central do ParkShopping é possível identificar ícones tradicionais da capital brasileira, como os traços de Niemeyer, as composições de Athos Bulcão, o projeto de Lucio Costa, a singularidade do cerrado. Até quem não é da cidade, como a arquiteta paulista Silvana Carneiro, se encanta com a personalidade do artesanato do showroom. “O espaço é lindo, o material é maravilhoso, eles tiveram a sutileza de buscar o artesão tradicional, o mais moderno, o mais vanguardista. É incrível como Brasília é marcante e é possível reconhecer várias de suas características nessas peças”, disse.

Ano passado, mais de 125 mil pessoas visitaram as cinco lojas montadas em Brasília, Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), o que superou as expectativas. Ao todo, 22 mil itens foram comercializados, somando R$ 714 mil em negócios. Este ano a expectativa é que juntas as lojas recebam 300 mil pessoas e comercializem um montante de pelo menos R$ 2 milhões em peças.

“É muito interessante esse espaço porque tem mais chance das pessoas verem o nosso trabalho. O Sebrae é um apoio muito grande que temos. Hoje já vendo meus produtos até para lojas”, disse Conceição Antoniol, artesão que participou da primeira edição do projeto e está com boas expectativa para a versão deste ano.

Além de Brasília, os showrooms vão funcionar no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Natal (RN), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS). A iniciativa permitirá ao visitante conferir peças originais feitas no país inteiro. Todas as lojas Brasil Original recebem itens produzidos em 21 estados brasileiros participantes do projeto, que contemplam diversas tipologias do nosso artesanato. Pensando no turista, o número mais significativo das peças deve reunir objetos de tamanho pequeno e médio, o que vai facilitar o transporte, principalmente para aqueles que viajam grandes distâncias.