Governo do Distrito Federal
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16/10/13 às 18h42 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Alunos já podem se inscrever para estudar turismo em Portugal

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Programa irá selecionar 50 estudantes brasileiros para curso de formação profissional

Os estudantes interessados em aperfeiçoar suas qualificações em Hotelaria e Turismo poderão se inscrever, até o dia 7 de novembro, em processo seletivo que irá selecionar 50 estudantes para um curso de qualificação na Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal, em Portugal.

Para participar o aluno deve estar matriculado em uma instituição de ensino cadastrada no programa que foi lançado em setembro deste ano durante a Feira das Américas – ABAV 2013. De acordo com dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cerca de 90 instituições se cadastraram durante o período previsto em edital.

Após as inscrições, cada instituição de ensino superior poderá indicar e homologar, no máximo, cinco alunos para participar do processo seletivo. Na sequência, uma Comissão Especial composta, majoritariamente, por servidores integrantes do Ministério do Turismo e da Capes analisará os documentos dos candidatos indicados e selecionará os cinquenta estudantes mais bem classificados de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

Poderão participar do programa alunos de graduação que estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Bacharelado em Turismo e/ou Hotelaria ou o 4º semestre do curso de Tecnólogo da mesma área. Além disso, os alunos devem ter nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009.

O estudante aprovado terá direito a uma bolsa de estudos que cobre custos com hospedagem, alimentação, auxílio-saúde e bilhete aéreo internacional. O bolsista deverá, durante o curso, dedicar-se integralmente às atividades de capacitação e, ao final do período, terá um prazo de 60 dias para apresentar um relatório com as atividades desenvolvidas na Escola de Setúbal.

“A ideia é que, ao regressarem, estes estudantes se tornem difusores do conhecimento aprendido fora, de forma a contribuir para a melhora na prestação de serviços no País, com vista aos megaeventos”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O curso terá duração de 226 horas/aula, incluindo aulas teóricas e práticas, e ocorrerá no período de 6 de janeiro a 19 de fevereiro de 2014. Para mais informações os candidatos devem consultar o edital ou escreva para a Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo pelo endereço eletrônico bolsa@turismo.gov.br ou pelo telefone (61) 2023 8289.

 

Com informações do Ministério do Turismo