Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/19 às 10h37 - Atualizado em 14/05/19 às 18h15

Terça-feira (14) tem palestra gratuita sobre Turismo Gastronômico

COMPARTILHAR

 

 

Terça-feira (14) tem palestra gratuita sobre Turismo Gastronômico

Evento faz parte da I Jornada de Atualização em Turismo, promovida pela Secretaria de Turismo

 

 

Brasília é o 3º pólo gastronômico do Brasil e está entre os setores que mais podem atrair turistas para a cidade. O Turismo Gastronômico será o tema da quinta palestra da I Jornada de Atualização em Turismo, promovida pela Secretaria de Turismo, em parceria com a Escola de Governo do Distrito Federal, na terça-feira (14). As capacitações são gratuitas e ocorrem sempre as terças-feiras, das 16h às 18h, no auditório Buriti do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Para participar, basta enviar e-mail para marcella.godoy@setur.df.gov.br.

 

A palestrante da semana será Ana Paula Jacques, mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UnB) e professora de Gastronomia do Instituto Federal de Brasília (IFB). A especialista vê a cozinha como um espaço de transformação. Há 15 anos a gaúcha fincou suas raízes no cerrado e viu no Turismo a alternativa para preservação da sociobiodiversidade local.

 

A qualidade dos nossos estabelecimentos de alimentação fora do lar em Brasília é reconhecida por estrangeiros e brasileiros. Em pesquisa do Ministério do Turismo, a culinária da nossa cidade foi a que teve a maior aprovação dos turistas estrangeiros. Os restaurantes da capital federal tiveram 97,7% de aprovação, os de São Paulo, ficaram com a segunda colocação, com 97,5% de aprovação.

 

Cada vez mais os turistas levam em consideração, na hora de escolher o seu destino, a oferta gastronômica que a cidade a ser visitada oferece.  Pesquisa do buscador de viagens Kayak detectou que 43% dos turistas elegem como prioridade de gastos em uma viagem a gastronomia.  Esse mesmo estudo revelou que, excluídas despesas relativas a passagens e acomodação, para 42% dos turistas o gasto com alimentação supera os investimentos em programas como passeios e compras. Além disso, 78% dos pesquisados afirmaram decidir o destino a partir de expectativas quanto à comida, e 66% se dispõem a investir mais em alimentação durante viagens.

 

I Jornada de Atualização em Turismo – Todos os palestrantes foram cuidadosamente identificados e mapeados de acordo com suas expertises acadêmicas e técnicas, além de suas experiências práticas nos assuntos sobre os quais versarão. São especialistas oriundos de instituições de ensino superior de Brasília, associações ligadas às atividades do turismo na capital e entorno, assim como responsáveis por projetos relacionados à temática.

 

Veja as palestras que já estão programadas:

14/5  – Turismo Gastronômico – Ana Paula Jacques

21/5 – Brasília Cidade Design – Leonardo Pinto de Oliveira

 

Serviço:

A partir do dia 16, todas as terças-feiras, 16h às 18h. Local: Auditório Buriti no Centro de Convenções Ulysses Guimarães Inscrições gratuitas pelo e-mail: marcella.godoy@setur.df.gov.br